clicou festas

sua festa num clique

compartilhe conosco:

Sexta-feira, 01 de Agosto de 2014

Home » Dicas » As bodas de casamento e seus significados

dicas

As bodas de casamento e seus significados

As bodas são comemoradas por casais em diversas ocasiões para lembrar momentos relevantes da história no casamento.

A palavra Bodas vem do latim “votum” e significa aniversário de casamento e a partir dela a cada ano se comemora as bodas de um tipo de material. A tradição de comemorar bodas surgiu em povos antigos da Alemanha que tinham o costume de dar uma coroa de prata para os casais que completassem 25 anos e uma coroa de ouro para os casais que fizessem 50 anos de casamento.

Com o passar do tempo, a importância atribuída ao casamento foi aumentando e com isso foram criadas outras datas de anos de casamento. Segundo estudiosos, celebrar bodas de casamento é um sinal de consistência e maturidade do amor existente no casal e de seu compromisso com Deus.

O material das bodas vai ganhando maior resistência com o passar do tempo para lembrar o amadurecimento e estrutura que o casamento adquire fortalecendo as promessas feitas.

As Bodas de Papel são comemoradas após 1 ano de casamento como o período no qual as descobertas e ajustes entre o casal aconteceram, mas ainda com alguns períodos instáveis e de fragilidade como o papel.

Aos cinco anos de casamento são comemoradas Bodas de Madeira representando a delimitação de uma estrutura sólida entre o casal que se uniu e com isso ganha mais força para continuar.

As Bodas de Cristal são a comemoração de 15 anos de casamento representando a transparência e qualidade do compromisso assumido. Aos 20 anos, são as Bodas de Porcelana que serão celebradas lembrando que o casal em sua convivência – assim como a porcelana – passou por várias provas de resistência até chegar à estabilidade e confiança deste momento.

Com 25 anos de casamento as Bodas de Prata lembram a consolidação do casamento e também a união da família constituída. Já as Bodas de Pérola se referem aos 30 anos de casamento atribuindo à união do casal o brilho e lapidação como da pérola.

As Bodas de Platina simbolizam os 45 anos de casamento dando a este momento a conotação de durabilidade e rigidez típica deste material.

Assim, como as Bodas de Prata, com 50 anos de casamento são comemoradas com emoção especial as Bodas de Ouro mostrando a nobreza e valor que o matrimônio adquiriu com o passar de todo este tempo.

E, aos 60 anos de casamento, são feitas as Bodas de Diamante que representam a eternidade e força desta união assim como o diamante que não acaba e que nada pode quebrar.

Assim, as bodas de casamento são a referência simbólica para comemorar a evolução de um casamento que inicia frágil e com questionamentos até alcançar a solidez e permanência como manifestação do sentimento entre o casal.

Listagem das dicas