- Ribeirão Preto | Clicou Festas

REDES SOCIAIS

+ de 480 fornecedores para você escolher!

Clicou Blog

DICAS, NOVIDADES PARA MELHORAR SUA FESTA OU COMEMORAÇÃO

compartilhe:

15 set |

Dicas

Os 5 principais rituais de uma cerimônia Ecumênica

Por Júlia Basmadji Riscalla

 

A cerimônia é um ritual de passagem na vida do casal, ela traz uma gama de tradições e costumes provindos de cada crença ou religião. A celebração ecumênica é ideal para aos casais que são adeptos de crenças distintas, ela oferece inúmeros rituais para celebrar o casamento de forma que tenha sentido para os dois, a cerimônia apresenta a união entre cristãos como católicos, ortodoxos, protestantes e evangélicos e não cristãos como budista, espiritas e etc.

 

O significado da palavra ecumênica se abrange a toda espécie humana, não só em relação à religião, mas também em relação à cultura, gênero, raça, política e questões geográficas, sendo ideal para casais de diferentes países ou homossexuais, por exemplo.

 

A cerimônia ecumênica não deixa de ser uma cerimônia religiosa, é um rito onde são abordados temas comuns usando símbolos da religião do casal, agregando essas linguagens em uma cerimônia de respeito, onde o amor é visto como o elemento que une os noivos independente da fé que cada um segue.

 

Para que o rito da cerimônia de casamento fique ainda mais emocionante, há recursos como canções, areia, textos, taças, vinho, entre outros que podem ser usados, cabe ao celebrante junto dos noivos identificarem qual tem mais a ver com o casal para expor sua história de amor.

 

Os noivos podem optar por mais de um ritual na cerimônia, porém gasta um tempo maior e pode gerar um excesso de informações, opte por um rito que mostre de maneira mais aprofundada as crenças dos noivos com uma mensagem de amor.

 

  • Cerimônia das Velas

A cerimônia das velas ou da luz é um rito que envolve três velas, uma representa a família da noiva, a outra do noivo e a terceira será acessa para simbolizar a nova família. Os pais dos noivos acendem as velas e entregam para os filhos, unindo as duas chamas para acender a terceira vela e representar a união de duas famílias e o início de uma nova fase na vida do casal.

 

  • Cerimônia das Taças

A cerimônia das taças nada mais é do que a representação simbólica de uma das frases mais conhecidas nos casamentos em igrejas ‘’na alegria e na tristeza, na saúde e na doença’’. São dispostas duas taças no alto, uma com bebida amarga para representar as dificuldades e momentos difíceis em um casamento e na outra uma bebida doce que representa os momentos de alegria. Após alguns dizeres sobre a importância do companheirismo do casal os noivos tomam o líquido das duas taças como promessa que estarão juntos em qualquer momento da vida, seja na dificuldade ou alegria.

 

  • Cerimônia do Vinho

É um rito muito semelhante ao das taças, mas no lugar da bebida amarga e da doce, é colocado vinho branco e vinho tinto. Cada um do casal pega uma taça e coloca em um recipiente onde os líquidos se misturam e formam uma bebida rosada que simboliza a união do casal e a promessa de que eles vão seguir em frente mesmo com as dificuldades da vida.

 

  • Cerimônia das areias

Cada um dos noivos deve escolher uma cor de areia, elas vão representar a união da nova família através da mistura das cores que representa o laço entre o casal.  As areias serão postas em um recipiente de vidro que poderá conter as inicias do casal e a data de casamento como uma lembrança desse momento tão importante.

 

  • Cerimônia da Árvore

Para os amantes de natureza, que sonham com uma cerimônia mais naturalista, a muda de árvore pode simbolizar muito bem a união do casal. Disponha a muda no altar, opte por uma espécie duradoura, coloque dois vasos menores com terra adubada e um regador com água, o casal faz o plantio da árvore e se compromete a regá-la diariamente, além de fazer parte da decoração do novo lar, vira uma lembrança de um dia muito especial para o casal.

 

Um pouco mais sobre a Júlia

Júlia Basmadji Riscalla, estudante de moda e produtora de moda em uma revista de grande circulação de Ribeirão Preto.
Nunca teve dúvidas sobre sua preferência pelo mundo fashion.

posts relacionados

  • 15 fev |

    Dicas

    Cupcackes: Delícia que encanta

    Fazer um bolo com rapidez e em um tamanho que servisse a uma única pessoa foi uma brilhante ideia. Saiba como decorar sua festa com muito sabor e criatividade.

  • 02 ago |

    Dicas

    Daminhas e Pajens: uma fofura sem tamanho

    A cerimônia de casamento tem vários momentos super especiais, mas a entrada das daminhas e pajens é um momento inexplicável, eles roubam a cena com todo seu encanto, fofura e espontaneidade sejam levando as alianças, buquê de flores ou outros objetos, é inevitável não se apaixonar por aquelas fofurinhas.

  • 21 mar |

    Dicas

    Bem-casado: tradição em festas de casamento

    Para uma festa de casamento as lembrancinhas são um componente essencial para fechar este momento tão importante. Tradição com muito bom gosto.

  • 18 mar |

    Dicas

    Topo de bolo: muito mais que uma decoração

    Ao encomendar noivinhos para o topo de bolo é preciso que os noivos tenham definido todo traje e acessórios e que tenham escolhido a situação que estarão representando no topo de bolo.

  • 04 ago |

    Dicas

    A melhor maneira de comemorar e compartilhar a chegada de seu bebê

    O Chá de Bebê é uma tradição popular de vários países para as futuras mamães. No Brasil, é uma festa onde os futuros pais recebem presentes para o seu bebê que está por vir. A festa é organizada entre o sexto e oitavo mês da gestação. Segundo as tradições, o chá de bebê é participado somente por mulheres, mas hoje isso vem mudando...

site desenvolvido por Oranges | Julio Guimarães