- Ribeirão Preto | Clicou Festas

REDES SOCIAIS

+ de 480 fornecedores para voc escolher!

Clicou Blog

DICAS, NOVIDADES PARA MELHORAR SUA FESTA OU COMEMORAO

compartilhe:

26 jul |

Dicas

Batizado, a primeira grande Comemoração da Criança

Por Júlia Basmadji Riscalla

 

O batizado é a primeira grande comemoração da criança, desde seu nascimento. Para os católicos, o batizado é um momento muito importante, para ser lembrado por toda a vida e vai além de uma simples tradição, é o sacramento que torna a criança Filho de Deus, é o primeiro dos setes sacramentos representado pela água, óleo e vela. A água representa a nova vida, o dom de Deus e é usada para lavar o pecado e dar vida à criança, o óleo significa a força e a graça de Deus e a vela representa Jesus, a luz do mundo. Segundo o IBGE, o Brasil é o maior país católico do mundo, portanto o batizado é muito celebrado por aqui.

 

A escolha dos padrinhos deve ser bem pensada e cautelosa, o indicado é optar por parentes ou algum amigo da família que tenha bastante afinidade. Os padrinhos são responsáveis por cuidar dos caminhos da fé do afilhado(a), eles precisam ser batizados e católicos e terem 16 anos completos ou responsabilidade o suficiente para assumir esse papel tão importante na vida da criança. A madrinha fica responsável pela roupa de batismo do bebê, a veste usada segundo as tradições católicas é o mandrião, é uma roupa unissex feito em cambraia e bordada a mão e geralmente na cor branca que expressa a cor da pureza.

Na celebração, os padrinhos se comprometem a ser o exemplo a ser seguido pela criança em seu crescimento na vida cristã, cabendo ao padrinho e a madrinha juntamente dos pais acompanhar a criança na iniciação cristã. A criança fica no colo da madrinha enquanto o padre sagra o peito da criança com óleo dos catecúmenos, pedindo que a força de Cristo penetre na vida dele (a) e após o ritual o padrinho entrega uma vela acessa que simboliza cristo, a criança, dizendo ‘’Receba a luz de Cristo’’. Ao final o padre derrama água na cabeça da criança que está no colo da madrinha e diz: ‘’eu te batizo em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo’’, recebendo a vida nova da graça simbolizada no vestido branco.

 

Como as igrejas costumam realizar os batizados de manhã, geralmente após a cerimônia os pais oferecem um almoço ou brunch como uma forma de agradecer aos amigos e familiares e comemorar junto a eles. O brunch é um termo americano que significa um café da manhã tardio, onde são servidos pães, bolos, quiches e doces variados. Se optar por um almoço para a comemoração, deve-se definir se o almoço será formal, com mesa posta ou informal onde os convidados se servem, o almoço exige um maior trabalho, a não ser que os pais optem por contratar um Buffet completo com louça e garçons para facilitar, caso isso não seja possível, uma opção é servir uma entrada aos convidados enquanto o almoço é finalizado. O ideal e prático para o almoço é oferecer um churrasco ou feijoada.

Para a sobremesa é indicado bolo e docinhos. O bolo pode ser feito com pasta americana decorado com símbolos religiosos e os doces podem ser bombons, bolachas, bolos servidos em potinhos, todos personalizados para deixar a mesa ainda mais atrativa.

A decoração deve ser muito caprichada e dependendo do tipo de evento, bem elaborada. O ideal é não exagerar na combinação das cores, o branco e tons claros de rosa, verde e azul são bem vindos, assim como o dourado e prata. Opte pelo branco para as toalhas de mesa e louça, nos detalhes use as demais cores. Usar balões brancos e pratas também é uma ótima opção, mas nada de exagerar nos balões, já que a maioria dos convidados são adultos. Nas mesas, arranjos de flores brancos ficam lindos e na mesa principal velas brancas com temas religiosos, como cruz, anjinhos e pombinha que simboliza o Espírito Santo.

Se o orçamento estiver restrito e o aniversário próximo do batizado, a dica é juntar as duas comemorações, assim gastando menos e podendo convidar mais pessoas. Outra opção é servir apenas bolo e champanhe ou usar do gramado da sua casa e servir petiscos simples. Na decoração use algumas flores simples, como mosquitinho ou utilize garrafas de vidro com ramos de flor dentro, jujubas em tons pastel dentro de potes de vidro, além de servir como docinhos ajudam a decorar a festa sem gastar muito. Se ainda optar por não realizar comemoração após a cerimônia, é gentil oferecer uma lembrancinha aos convidados, em especial aos padrinhos.

Opções para lembrancinhas não faltam, se for menino pode-se optar por uma caixinha delicada com um terço dentro, anjinho de feltro com aromas, potes de geleia ou doces caseiros com etiquetas personalizadas entorno do pote, tubos de jujubas, bem-batizado com embrulhos fofos e garrafinhas com água benta, se for menina pequenas lembrancinhas em formato de anjo com um terço, saquinhos de anjo de feltro com cheirinho, velas decoradas com gliter ou medalhinhas, caixa com pães de mel decorados ou marca página personalizado. Já para os padrinhos o ideal é oferecer algum presente, como uma joia, mas isso não é uma regra e varia conforme as condições.

 

O convite pode ser tanto impresso quanto por e-mail ou telefone, devem ser entregues com vinte dias de antecedência para que os convidados possam se programar, ele deve vir com informações como o nome dos pais e da criança, data e local do batizado e o local da comemoração. Se optar pelo convite impresso, você pode escolher pelo mais clássico ou moderno, com cores como branco e a cores da decoração, terços, laços e até enfeites de anjinhos podem dar um toque especial ao convite.

 

Algumas dicas importantes na hora de realizar esse evento tão importante:
A escolha da Igreja deve ser feita de acordo com a sua preferência, verifique quanto tempo precisa ser agendado e se a cerimônia será coletiva ou individual.
Contrate um fotografo para realizar imagens desse dia tão especial e combine quais cliques você quer durante a cerimônia.
No dia do batizado, chegue à igreja com antecedência e peça aos padrinhos que façam o mesmo.
Para a comemoração após a cerimônia religiosa, faça um cálculo antecipado para estimar os gastos e compras que serão realizadas. Primeiro defina o tipo de evento que será realizado, depois defina quantos homens bebem e quantos não bebem, o mesmo para as mulheres, defina o número de crianças de 7 a 12 anos e por fim defina as crianças de 0 a 6 anos.

 

Um pouco mais sobre a Júlia

Júlia Basmadji Riscalla, 21 anos, estudante de moda e produtora de moda em uma revista de grande circulação de Ribeirão Preto.
Nunca teve dúvidas sobre sua preferência pelo mundo fashion.

posts relacionados

  • 13 out |

    Dicas

    Casamento no Campo

    Muitos noivos estão deixando de lado o casamento nas grandes cidades e optando por dizer o tão esperado ‘’sim’’ em um lugar mais reservado que oferecem deliciosos climas e muito verde em um ar totalmente natural. Nunca esteve tão em alta o casamento ao ar livre, além de romântico é mais aconchegante e rende um belíssimo álbum de fotos.

  • 22 nov |

    Dicas

    Noivas Plus Size

    Atualmente, as mulheres plus size representam 58,2% da população com IMC igual ou maior a 25 que indica sobrepeso ou obesidade, o excesso de peso tende a aumentar com a idade. As mulheres também representam 52,1% da população com acúmulo de gordura abdominal.

  • 01 set |

    Dicas

    Servir Quantidade com Qualidade

    Nessa onda de DIY ou mesmo em muitos casos onde os noivos contam com o serviço de um Buffet profissional, ainda fica muito difícil decidir o que servir e em que quantidade, de forma que agrade aos convidados e não haja desperdício no final – e nem falte!

  • 22 fev |

    Dicas

    Decoração de Mesas

    Decorar a mesa do aniversário não é somente para as crianças. Uma mesa decorada e temática também é de gosto de muitos adultos. Saiba como fazer bonito e encantar seus convidados.

  • 20 set |

    Dicas

    15 ideias criativas para impressionar no Save the Date

    Para que o casamento saia como planejado é preciso definir a data com muita antecedência, já que é necessário conciliar a agenda de todos os profissionais e ainda conseguir uma data disponível na igreja tão disputada. É muito comum e necessário que os casais comecem a planejar todo o casamento um ano antes dessa data tão importante.

site desenvolvido por Oranges | Julio Guimares