- Ribeirão Preto | Clicou Festas

REDES SOCIAIS

+ de 480 fornecedores para você escolher!

Clicou Blog

DICAS, NOVIDADES PARA MELHORAR SUA FESTA OU COMEMORAÇÃO

compartilhe:

24 fev |

Dicas

Devo escrever Sr. e Srª. para endereçar o convite de casamento?

Devo escrever Sr. e Srª. para endereçar o convite de casamento? Uma questão relacionada aos preparativos de um casamento que sempre gera dúvida consiste em qual forma de tratamento deve ser utilizada nos convites a serem entregues.

 


Nos dias atuais podem ser usadas formas de tratamento com características mais informais para os parentes e amigos mais próximos. Mas apesar desta liberdade, o uso dos pronomes Sr. e Sra. são usados, de maneira geral, para os convites de pessoas mais velhas e menos próximas aos noivos.


De forma geral, os endereçamentos usando Sr. e Sra. é utilizado em casos formais sendo uma indicação de cuidado e delicadeza colocar o sobrenome do convidado no convite. Nos casos em que o casamento for muito tradicional o sobrenome deve vir em todos os convites enviados.


Esta modalidade de tratamento ainda pode ser usada para os convites de casais casados sem filhos, que os filhos estão todos casados ou com filhos que não serão convidados para o casamento e neste caso a citação fica da seguinte forma Sr. Fulano e Sra. ou Sr. e Sra. Fulano.

 

Quando o casal a ser convidado não é oficialmente casado é preciso utilizar o nome do homem e depois o nome da mulher da seguir forma: Sr. João Tavares e Sra. Andréia Sousa.


Mais uma situação em que este tipo de pronome pode ser usado é para convidar casais com família incluindo filhos solteiros e crianças ficando da seguinte forma: Sr. João Paulo Furtado e Família. No entanto, mesmo com esta opção é interessante para os filhos solteiros adultos mandar convites separados.

 


Nos casos em que uma pessoa solteira for ser convidada com extensão aos familiares que moram na casa é preciso escrever familiares e não família que pode ser utilizada somente para pais e seus filhos como Sr. João Andrade e familiares.

 

Para o convite de casais homoafetivos o convite deve ser feito da mesma maneira que os casais heterossexuais com o endereçamento aos dois e neste caso o primeiro nome deve ser o daquele com que o casal de noivos tiver maior nível de liberdade.


Se o casal homoafetivo não morar na mesma casa o convite deve ser enviado individualmente para os dois como Sr. André Jacinto e Sr. Antônio Gouveia.


Portanto, o uso dos pronomes de tratamento Sr. e Sra. podem ser usados em convites de casamento ficando esta escolha a cargo dos noivos dependendo do tipo de cerimônia bem como das características dos mesmos.

 

posts relacionados

  • 13 out |

    Dicas

    Casamento no Campo

    Muitos noivos estão deixando de lado o casamento nas grandes cidades e optando por dizer o tão esperado ‘’sim’’ em um lugar mais reservado que oferecem deliciosos climas e muito verde em um ar totalmente natural. Nunca esteve tão em alta o casamento ao ar livre, além de romântico é mais aconchegante e rende um belíssimo álbum de fotos.

  • 20 jun |

    Dicas

    4 destinos internacionais magníficos para sua Lua-de-Mel

    Para os pombinhos que desejam curtir a lua de mel respirando ares internacionais de diferentes culturas, aqui algumas dicas de destinos bacanas!

  • 18 ago |

    Dicas

    Dia da Noiva e do Noivo. Um grande sonho merece um grande dia.

    O dia da noiva foi criado a favor das mulheres, já que a ansiedade da chegada do dia tão sonhado é grande. Normalmente realizado no dia do casamento, as mulheres vão para salões de beleza, spas, hotéis ou até em suas próprias casas, alguns salões e spas oferecem os serviços a domicílio.

  • 26 jul |

    Dicas

    Batizado, a primeira grande Comemoração da Criança

    O batizado é a primeira grande comemoração da criança, desde seu nascimento. Saiba mais sobre a escolha dos padrinhos, a celebração e diversos detalhes que irão fazer toda a diferença.

  • 06 abr |

    Dicas

    Como escolher um convite de casamento

    O convite de casamento tem uma grande relevância para este acontecimento porque é através dele que ocorre primeiro contato dos convidados com a ideia do enlace matrimonial. Mas como escolher um convite de casamento?

site desenvolvido por Oranges | Julio Guimarães