- Ribeirão Preto | Clicou Festas

REDES SOCIAIS

+ de 480 fornecedores para você escolher!

Clicou Blog

DICAS, NOVIDADES PARA MELHORAR SUA FESTA OU COMEMORAÇÃO

compartilhe:

11 out |

Dicas

5 alternativas (mais econômicas) à festa tradicional de casamento

Por Chef Rodrigo Francelin (Rouille Buffet)

 

Até uns dois anos atrás toda noiva queria economizar na festa procurando bons fornecedores com o melhor preço, o famoso custo/benefício do casamento. Depois, só se fala em crise, e hoje em dia, custo/benefício de uma festa tradicional já não é suficiente para conseguir realizar o sonho de muitos casais.

 

Muitos serviços, como Buffet, Bar, Decoração, Cerimonial, Doces, Lembrancinhas e tantos outros são cobrados por pessoa, isso fez também com que o número de convidados na festa diminuísse consideravelmente para ajudar no preço final. O caso é que as vezes a redução é tão grande que nem faz sentido fazer aquele festão porque a comemoração já tomou cara de intimista e pequena.

 

Se esse é o seu caso, considere alguma das opções abaixo para alegrar e eternizar esse momento tão especial da vida!

 

1. Almoço/Jantar intimista

Seja um casamento apenas no civil ou ainda na igreja, se vocês têm poucos convidados para dividir a comemoração – pais e padrinhos, por exemplo – essa pode ser uma excelente alternativa.

 

Existem bons restaurantes que oferecem esse tipo de serviço para noivos, reservando uma mesa ou sala especial para a ocasião. Cabe em casa? Salão do condomínio? Chácara da família? Considerem contratar um Personal Chef para preparar um Menu de cair o queixo com um serviço tão customizado que não vai dar pra esquecer mesmo, muitas vezes com custo até melhor do que um restaurante, além de ser mais dedicado também.

 

Em qualquer dos casos, como a ocasião merece um glamour além do corriqueiro, capriche na montagem da mesa, com louças, talheres e taças de maior destaque, arranjos e música ambiente!

 

2. Brunch

Tudo bem, seus convidados estão perto das 50-60 pessoas e um almoço ou jantar intimista não vai funcionar pra vocês. Que tal um Brunch?

 

De origem americana, mistura o melhor do café da manhã (breakfast) com o melhor do almoço (lunch). Por esse motivo, seu horário de servir fica entre 10:30 até por volta das 14:30h. Outra vantagem é que também é uma opção bastante descontraída, sem a necessidade de tantos protocolos ou mesas para todos sentarem, vocês podem apostar mais em lounges, mesas bistrô e futons.

 

Vocês podem pensar num Menu muito gostoso que agrade a maioria dos convidados com sucos, chás gelados, cafés especiais, drinks, espumante, pães de todos os tipos e para todos os gostos, tortas, bolos e outros quitutes dignos de um senhor café da manhã, e também massas, crepes, clássicos brasileiros – o famoso escondidinho, bobó, caldinho da estação – e algum complemento quente que dê aquela sensação de: OK, agora almocei!

 

3. Mini-Wedding

Seus convidados não são tão poucos a ponto de fazer um almoço ou jantar tão intimistas, mas vocês também não gostariam de fazer uma comemoração de manhã? Talvez o Mini-Wedding seja a alternativa ideal.

 

Dá para pesquisar também com restaurantes de maior porte, espaços de eventos ou mesmo em bares temáticos e contar com a mesma assessoria de noivos de uma festa grande, mas o que caracteriza o Mini-Wedding é ser para poucos convidados, tempo de festa menor (em torno de 3 horas), mais informal (dispensa vestidos longos e terno completo com paletó, colete e gravata) e geralmente acontece de domingo à quinta-feira.

 

Apesar do tempo menor, é possível oferecer um coquetel de recepção, algumas entradas e uma finalização mais substanciosa, ou seja, é praticamente como a grande festança, só que em tamanho reduzido e mais informal.

 

4. Coquetel

O famoso “Bolo & Champanhe” que os noivos costumavam lançar mão antigamente para não passar batida a comemoração do casamento sem fazer uma grande festa está cada vez mais em desuso, mas isso tem um motivo: Com casais cada vez mais jovens e contemporâneos, faz mais sentido oferecer um coquetel mais diversificado, finger foods, drinks e então finalizar com o bolo e doces (ou uma sobremesa).

 

Você só vai precisar de uma música ambiente e decoração simples e como a duração é curta, as quantidades são pequenas e o custo fica mais acessível, além de poder ser realizado também em espaços de eventos, clubes de campo ou na própria residência ou condomínio.

 

5. Balada

O que parecia impensável há cerca de 10 anos atrás hoje é uma realidade. Muitos casais têm amigos jovens, festeiros, moram longe da família, as vezes até em outros países, e não faria sentido promover uma festa grande cheia de protocolos clássicos.

 

Pensando nisso, alguns bares e casas noturnas possuem condições especiais para um grupo, com preços melhores e algumas regalias. Em alguns até se pode levar as bebidas, bolo ou mesmo escolher a banda/DJ para a noite especial.

 

O serviço funciona como uma espécie de camarote, com direito a petiscos, bebidas e atrações VIP.

 

As ideias para inovar na festa de casamento e economizar são quase infinitas, principalmente se vocês podem combinar esse conceito com o DIY (ou, faça-você-mesmo), assim é possível entregar um ótimo resultado mantendo o orçamento bastante enxuto.

 

Usem a criatividade para combinar várias opções existente e formar a comemoração customizada e ideal para vocês, esta será, com certeza, a melhor festa que vocês poderiam desejar!

 

 

Um pouco mais sobre o Chef Rodrigo Francelin

Co-Fundador, Chef de Cuisine e Professor na Black Pepper e Chefe de cozinha do Rouille Buffet.

posts relacionados

  • 09 ago |

    Dicas

    Como assumir o papel de madrinha com elegância

    As madrinhas de casamento ou bridesmaids, termo americano, fazem parte do grupo seleto de melhores amigos dos noivos que irão dividir momentos únicos e especiais durante a preparação do casamento. Ser madrinha é uma honra, mas também é uma grande responsabilidade, é preciso assumir tal papel com elegância e de maneira exemplar.

  • 21 mar |

    Dicas

    Bem-casado: tradição em festas de casamento

    Para uma festa de casamento as lembrancinhas são um componente essencial para fechar este momento tão importante. Tradição com muito bom gosto.

  • 30 ago |

    Dicas

    As músicas mais tocadas em casamentos

    A música vai muito além de um detalhe da cerimônia e da festa, a música tem a função de complementar os momentos marcantes e emocionantes do casamento, ela é capaz de levar quem a ouve para outro lugar, transportando nossos pensamentos para algum momento que nos marcou, despertando a emoção dos noivos e convidados.

  • 14 jul |

    Dicas

    Diretamente das ruas, os Food Trucks invadem os casamentos.

    Uma das mais novas tendências de casamento que pode tornar seu evento ainda mais “cool”. Os food trucks surgiram nos Estados Unidos e inicialmente eram apenas carroças que vendiam comida de maneira improvisada. Mais tarde novos modelos começaram a ser produzidos com fogões e refrigeradores embutidos e logo se popularizaram mundo afora.

  • 20 set |

    Dicas

    15 ideias criativas para impressionar no Save the Date

    Para que o casamento saia como planejado é preciso definir a data com muita antecedência, já que é necessário conciliar a agenda de todos os profissionais e ainda conseguir uma data disponível na igreja tão disputada. É muito comum e necessário que os casais comecem a planejar todo o casamento um ano antes dessa data tão importante.

site desenvolvido por Oranges | Julio Guimarães